Segundo os dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho mostram que 15,9 mil pessoas morreram no Brasil em acidentes do trabalho de 2016 a 2022. Segundo o levantamento, houve um aumento de 25,4% nos óbitos no período: saltaram de 2.265, em 2016, para 2.842, em 2022 foi o último ano com dados consolidados. Já as notificações sobre acidentes de trabalho chegaram a 612,9 mil relatos de acidentes relacionados à jornada profissional.
A precarização do trabalho tende a gerar mais acidentes, e estudos mostram que trabalhadores terceirizados estão mais suscetíveis a condições de risco e à falta de políticas adequadas de prevenção. Esses trabalhadores também sofrem com as subnotificações, já que os dados abrangem apenas os trabalhadores com registros formais de emprego, e os profissionais provenientes da terceirização não entram nessa conta
Os dados são fundamentais para identificar situações de risco, intervir nos processos de trabalho, determinar formas seguras de execução das atividades. Já que não é possível fazer políticas públicas em saúde sem conhecer o que acontece nos ambientes de trabalho
Campanha Abril Verde
O mês de abril é marcado pela campanha ‘Abril Verde’, que trata da prevenção de acidentes de trabalho. A campanha visa promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro.
O nome ‘Abril Verde’ tem esse nome pois verde é a cor oficial da segurança, sendo recomendado seu uso nos locais de trabalho para prevenção de acidentes. O objetivo principal dessa campanha é reduzir o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, promovendo uma cultura de segurança e saúde no ambiente profissional. É um momento para refletir sobre a importância do cumprimento das normas de segurança, do uso adequado de equipamentos de proteção individual e das práticas que visam prevenir acidentes.