Um dos componentes mais importantes, quando falamos em calçados de EPI, é o solado, que, para ser aprovado, deve passar por uma série de ensaios dependendo de sua composição e do uso destinado. Para calçados com proteção contra agentes térmicos, por exemplo, os solados de borracha tendem a apresentar melhores resultados.
Aqui na Kadesh existem alguns tipos de solado. Confira:
Solado de PVC
O PVC, que é um Policloreto de Vinila, tem como principal característica seu isolamento dos pés com o ambiente externo. A bota em material PVC é 100% impermeável e seu solado tem estabilidade, além de ser altamente resistente a sangue e gordura animal, fungos, bactérias, ambientes refrigerados, ácidos e derivados de petróleo em geral.
Entre as principais características da PVC estão as proteções contra:
- Objetos cortantes escoriantes;
- Produtos químicos;
- Líquidos em geral
Indicação: Indústrias de alimentos, câmara fria, frigoríficos, abatedouros, laticínios, apiários, aviários, indústria pesqueira, fabricas de bebidas, cozinhas industriais, restaurantes, padarias, açougues, hipermercados, centros de pesquisa, hotelaria e serviços de higienização.
Solado de PU
Os calçados com solado em Poliuretano são resistentes à flexão e abrasão, porém também possuem como característica leveza, maciez e conforto.
Os solados podem ser fabricados em monodensidade ou bidensidade, a diferença entre eles são as quantidades de injeções de camadas e as densidades que compõem cada camada.
Solado PU mono densidade é composto de uma camada de Poliuretano (PU) expandido e injetado diretamente ao cabedal. A camada única da sola é leve e macia e promove maior conforto na absorção de impacto (densidade 0,48 dureza 50 a 65 Shore A), porém, por sua densidade menor, o solado sofre de maior desgaste a depender do uso diário.
Solado PU bidensidade é constituído de duas camadas de poliuretano (PU) expandido e injetado diretamente ao cabedal, o qual proporciona maior conforto e resistência à abrasão.
Esse solado protege o usuário contra agentes cortantes, perfurantes e escoriantes, permitindo ao usuário mobilidade para a execução de quaisquer tarefas com uso dos pés.
A 1ª camada (também chamada de sola tapete) é a mais resistente a objetos cortantes perfurantes e a abrasão pelo fato de ser a mais compacta ( densidade 1,05 dureza 55 a 68 Shore A), e a 2ª camada (conhecida como entressola) é mais macia e leve proporcionando maior conforto e absorção de impacto ( densidade 0,35 dureza 39 a 50 Shore A).
Solado bi-componente (PU/BORRACHA)
Solado bi-componente Poliuretano / Borracha nitrílica injetado diretamente ao cabedal é resistente a altas temperaturas (300ºC), além de ser resistente a objetos cortantes, perfurantes e químicos.
Solado 100% em Borracha
Borracha Nitrílica
Os solados de borracha nitrílica são vulcanizados, por isso têm maior resistência para áreas com altas temperaturas (suportando até 300 Cº por 1 minuto).
A borracha nitrílica também é conhecida por sua resistência a óleos, graxas e produtos químicos, tornando-a uma escolha comum em calçados de trabalho industrial. Além disso, ela oferece alta resistência ao escorregamento e baixo desgaste.
Borracha Isolante ao frio
Solado com borracha natural da seringueira, tem alta resistência a baixas temperaturas (-17 graus por 30 minutos).
Este tipo de solado protege os pés dos usuários em trabalhos dentro de câmaras frias, devido à sua capacidade de melhor aderência ao solo. Além de ser resistente a cortes, já que possuem moléculas mais fechadas garantindo a proteção contra lâminas de gelo presentes dentro das câmaras frias.
E aí, você sabia que existiam todos esses tipos de solado?
Fique por dentro de todos os nossos conteúdos sobre EPIs, nos acompanhe por aqui.